quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

God bless America

Tendo eu arriscado e escrito há uns dias um post sobre o massacre de Newtown, que o Vivendi muito gostou e espero que outros leitores tenham gostado também, por um conjunto de coincidências veio-me parar às "mãos" um filme de 2011 com o título "God bless America".

E ao visualizá-lo não conseguia parar de pensar naquilo que escrevi, já que o espírito do filme vai COMPLETAMENTE ao encontro daquilo que eu acredito que está a acontecer aos EUA. Se conseguirem apanhá-lo na Net não se irão arrepender. É um bocadinho forte, mas enfim.

Outro filme que vi recentemente e que explora muito bem a questão de em solo americano a malta andar a ser toda "gravada", sobretudo em meios urbanos, como ruas de cidades, aeroportos, nas transações que faz e por aí fora é o "Legado de Bourne".
O tema do filme centra-se na tentativa de um agente ex-CIA em conseguir fugir às malhas das organizações policiais americanas, que tudo fazem para tentar capturá-lo. O arsenal tecnológico de identificação de cidadãos que esta gente tem ao seu dispor é surreal, já bem ao estilo Orwelliano.

Não tão interessante como "God bless America", "O legado de Bourne" abre pelo menos o véu sobre o que pode muito bem acontecer a cidadãos quase anónimos quando polícias intelectualmente mal formados estão na posse de tecnologia que permite "monitorizar" cada passo que cada um de nós dá.

Se ainda forem a tempo de os ver neste período mais calminho, não hesitem..

Tiago Mestre

1 comentário:

Anónimo disse...

Na série Person of Interest também falam num sistema que espia toda a gente...