quarta-feira, 24 de abril de 2013

Crescimento económico



É tudo natural! 
E tive que me conter contra muitos excessos para manter esta forma...


Andam os socialistas muito preocupados com o crescimento económico e a acreditarem que é preciso estimular a economia para atingir bons resultados económicos.

Será que é bem assim? 

Antes demais é importante salientar que o processo económico está sempre associado à imprevisibilidade, pois os resultados finais antes de tudo dependem das opções das pessoas e não das opções económicas. 

Qualquer opção económica que não tenha em conta a sensibilidade do mercado está condenada ao fracasso.

A economia é o resultado das opções de várias pessoas e assim temos que entender que a economia é um processo orgânico.

Qualquer tentativa de estímulo é assim um processo anti-natural e quanto mais exagerado e demorado for esse estímulo no final o resultado será o surgimento de uma bolha que irá infligir danos e perdas significativas à sociedade.  

O excesso do crédito, o excesso de obras públicas, o excesso de despesismo e consumo, o excesso de endividamento, o excesso de défices, o excesso de impostos, o excesso de inflação são tentativas de estímulos anti-naturais que levam ao aparecimento de bolhas e ao descontrolo económico.

Outra crença socialista é pensar que é possível um crescimento económico sustentável e perpétuo. É simplesmente outro erro absurdo. 

Como a economia é um processo orgânico e seguindo as leis mais simples da natureza existe sempre um tempo próprio para as coisas acontecerem. Tal como no ciclo da vida, na economia também podemos esperar por um tempo de avanço e por um tempo de recuo. E quanto menos excessos se cometerem mais rápida será a capacidade de regeneração.


Sem comentários: