quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ainda não caiu a estátua?



Houve intervenção directa do PC russo no PREC?

Directíssima, até. A capa do livro diz "Cunhal e Brejnev. Porque a União Soviética não Quis a Revolução Socialista em Portugal". Este texto já diz muito. A União Soviética teve uma influência directa nos acontecimentos, tentava utilizá-los em seu proveito. Como tentavam os Estados Unidos, como tentava a Europa, num período de Guerra Fria era absolutamente normal.

O projecto que se tentou implementar até Novembro não foi mais longe porque a União Soviética actuou?

Fez de travão. A União Soviética travou o Partido Comunista Português. Se, no dia 25 de Novembro, o PCP tentasse tomar o poder e implementar o socialismo aqui, teríamos, primeiro, uma guerra civil aqui, e, segundo, teríamos um problema gravíssimo no plano externo. Portugal fazia parte da NATO e a situação geo-estratégica do país iria obrigar os Estados Unidos e a Europa a actuarem. Sabe--se o que naquela altura significaria actuar. Eram duas superpotências com armas atómicas.

Poderia ter estalado aqui uma guerra de grandes proporções?

Podia. E no meu livro tento provar isso. A União Soviética foi bastante sensata, mais que os dirigentes do PCP. E tento explicar qual era o papel dos políticos portugueses, se era realmente o de políticos autónomos ou se eram instrumentos nas mãos das superpotências, no jogo da Guerra Fria.


...

Os merdia portugueses podem continuar a querer dar o tempo de antena que bem quiserem aos políticos e aos partidos da extrema esquerda mas a estátua que escondeu anos e anos a farsa da ideologia marxista essa já caiu faz é muito tempo... 

Aparentemente ninguém ensinou na Universidade a verdade aos jornalistas ou então estes foram formatados para estarem ao serviço do jornalismo de causas...


1 comentário:

Anónimo disse...

Guerra civil em Portugal? Deve ser um livro de anedotas. Podia o autor antes ter feito uma recolha das provas das 25 comissões de inquérito efetuadas pelos grupos parlamentares e ás testemunhas de Camarate para ver que houve sim, homicídio de pessoas ilustres do nosso país com conluio, imagine-se, não da USSR, mas dos EUA. Isto sim é que é um encobrimento dos "merdia portugueses" (tal como foi escrito no texto), com a conivência dos grupos parlamentares.
Cumprimentos.