domingo, 4 de agosto de 2013

"Conversas Vadias" com o Agostinho da Silva - Episódio VII



Prof. Agostinho da Silva conversa com Cáceres Monteiro. 


Ai como a realidade, tal e qual como ela é, é, em primeiro lugar, tão difícil de discernir, e em segundo, tão difícil de aceitar caso ela não nos agrade.

Agostinho da Silva, sem medo do que a realidade lhe pode trazer, aceita-a e abraça-a tal e qual como ela é.

E se o quisermos verdadeiramente escutar, aprendemos que na nossa história recente, foi a ideologia daqueles que queriam à força um tipo de sociedade incompatível com a realidade que venceu, e que nos venceu.
No século XVIII não havia nem socialistas, nem comunistas nem social democratas. Havia gente com ideias que pouco levitavam para além da dura realidade quotidiana.

Bastou haver ociosidade e intriga urbana para que os confrontos ideológicos começassem a vibrar, cada um lutando por conquistar o máximo de pessoas com as ideias mais apelativas às fraquezas mentais humanas e por maioria de razão, mais distantes da realidade... tal e qual como ela é.

Com tanto ideologia e tanto intelectual no poder, é a realidade wannabe que se afirma como A Realidade, ficando a realidade concreta, dura claro, algures isolada num monte perdido ou num vale com geada.

Tiago Mestre

Sem comentários: