sábado, 3 de agosto de 2013

Chegou na Europa


3 comentários:

vazelios disse...

Não percebo nada de transportes mas...isto não abona em grande favor de Sines pois não?

Ou o comércio feito pelo eixo atlãntico-pacifico não é afectado?

É que se for ficamos na ponta do mundo, bastando-nos rezar para a estabilidade dos EUA e crescimento das americas e africas

Vivendi disse...

Caro Vazelios,

O eixo berlim-moscovo vai assumir cada vez mais destaque na geo-estratégia da europa continental.

Nós nem uma linha de comboio de carga temos em condições (bitola europeia) para nos ligar à Europa. E estamos a falar de uma extensão apenas 200 km.

Ficamos endividados até ao pescoço em coisas que nada serviram para melhorar a produtividade.

Estão em curso as obras de alargamento do canal de Panamá mas os portos espanhóis e Roterdão andam mais atentos para aproveitar essas sinergias.

O blogue António Maria escreveu muito acerca da ferrovia em Portugal.

vazelios disse...

Pois escreveu, e eu vi. É deveras impressionante!

Mas o presidente do panamá veio cá fazer o que? Dar-nos uma palmadinha nas costas?

E o investimento estrangeiro em Sines foi para quê? Nomeadamente Chinês e de Singapura.

E de nós próprios até posso desconfiar, mas saber que eles investiram em Sines para nada não faz sentido.

Mas ainda assim gostava de saber se este eixo moscovo-berlim irá de afectar o nosso comércio via atlãntico (vamos pressupor que até temos maneira de os escoar por Espanha fora)