Notícia no Público
"A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira uma pesada multa à empresa americana, no valor de 561 milhões de euros, correspondentes a 1% da faturação em 2012. Desde 2010 que o regulador europeu obrigava a Microsoft a mostrar aos utilizadores do Windows uma janela com vários browsers alternativos ao Internet Explorer, cuja pré-instalação no sistema operativo (que domina praticamente todo o mercado dos computadores pessoais) foi considerada uma prática anticoncorrencial. Esta janela de escolha tinha links para browsers como o Firefox, Opera e Google Chrome, mostrados numa ordem aleatória. Porém, uma actualização do Windows 7 (chamada Service Pack 1 e distribuída entre meados de 2011 e meados de 2012) não exibia aos utilizadores a janela de escolha, o que desencadeou a investigação que culminou na multa."
EU NÃO SOU DE INTRIGAS, mas... quer-me parecer que a UE está a tentar arranjar contribuintes "forçados". Depois de o seu orçamento ter sofrido alguma austeridade, nada melhor que ir "caçar" a outros lados e com outros meios. Afinal ninguém irá reivindicar a favor da Microsoft (afinal aquele dinheiro é de uma empresa privada e vai passar para a esfera pública). Mas depois esquecem-se que é por estas que os preços cá são mais elevados que na América... Então vou eu reivindicar a favor da Microsoft!!
1. Bem, a Microsoft é a maior empresa de software do mundo. Ela desenhou o Windows, o sistema operativo mais usado no mundo... E o que exige a União Europeia? Que apareça uma janela que possibilite a utilização de browsers alternativos... Ou seja uma janela em que apareça o Firefox ou o Chrome para o utilizador optar. Bem, isto é o mesmo que querer que os Xutos venham atuar a nossa casa... É a ideia de que tudo tem de vir até nós! Eu uso o Chrome e bastaram 5 minutos para o procurar na net e instalá-lo! Fui à procura e nem me esforcei nada! A ideia assente na UE é de que as coisas tem de aparecer por magia, tal como os Xutos têm de aparecer em minha casa, porque quero um concerto privado entre família e amigos, sem pagar um tostão.
2. A Apple, que eu saiba por amigos e familiares (não tenho nenhum Mac), apenas tem um browser, o Safari e não disponibiliza nenhum outro. Até porque acho que não existe outro. E isto já é concorrência? Grande coerência, deixem-me dizer-lhes "senhores europeus". É de lhes tirar o chapéu. Aliás, o Nexus 7, da Asus e da Google, também só traz o Chrome...
A União Europeia tem é de ficar quieta, se não quiser ver o meu euroceticismo aparecer! A UE tem é de ficar de lado, ponto final. Se o Windows for uma má escolha nunca mais ninguém o compra e troca-o por um outro sistema operativo qualquer como o Linux ou outro. Basta da UE pensar que sabe o que é melhor para nós! Isto é só asneira... E preparem-se!! Vem aí a guerra das multas!
Bernardo Botelho Moniz
2 comentários:
Há outros browsers para os sistemas operativos da Apple, mas do que me lembro do momento da instalação do meu, não há opção como no windows. Óbvio que é simples. Basta abrir o Safari e procurar o Chrome, o Firefox ou outro qualquer e instalar.
O exemplo do Nexus 7 é bom, mas é igual para o iPhone, ou os telemóveis com sistema operativo windows. Só trazem um browser instalado. Enfim, preocupam-se com o que não devem.
O André tem razão, mas o MAC não abre janelas com as opções, temos de ir à procura delas.
Ontem vi o cabeçalho da noticia e não me apeteceu aprofundar, mas agora que soube, é ridiculo.
Têm de meter a mão em tudo!
Enviar um comentário