quarta-feira, 6 de março de 2013

Multa à Microsoft de 561M €

Notícia no Público

"A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira uma pesada multa à empresa americana, no valor de 561 milhões de euros, correspondentes a 1% da faturação em 2012. Desde 2010 que o regulador europeu obrigava a Microsoft a mostrar aos utilizadores do Windows uma janela com vários browsers alternativos ao Internet Explorer, cuja pré-instalação no sistema operativo (que domina praticamente todo o mercado dos computadores pessoais) foi considerada uma prática anticoncorrencial. Esta janela de escolha tinha links para browsers como o Firefox, Opera e Google Chrome, mostrados numa ordem aleatória. Porém, uma actualização do Windows 7 (chamada Service Pack 1 e distribuída entre meados de 2011 e meados de 2012) não exibia aos utilizadores a janela de escolha, o que desencadeou a investigação que culminou na multa."

EU NÃO SOU DE INTRIGAS, mas... quer-me parecer que a UE está a tentar arranjar contribuintes "forçados". Depois de o seu orçamento ter sofrido alguma austeridade, nada melhor que ir "caçar" a outros lados e com outros meios. Afinal ninguém irá reivindicar a favor da Microsoft (afinal aquele dinheiro é de uma empresa privada e vai passar para a esfera pública). Mas depois esquecem-se que é por estas que os preços cá são mais elevados que na América... Então vou eu reivindicar a favor da Microsoft!!

1. Bem, a Microsoft é a maior empresa de software do mundo. Ela desenhou o Windows, o sistema operativo mais usado no mundo... E o que exige a União Europeia? Que apareça uma janela que possibilite a utilização de browsers alternativos... Ou seja uma janela em que apareça o Firefox ou o Chrome para o utilizador optar. Bem, isto é o mesmo que querer que os Xutos venham atuar a nossa casa... É a ideia de que tudo tem de vir até nós! Eu uso o Chrome e bastaram 5 minutos para o procurar na net e instalá-lo! Fui à procura e nem me esforcei nada! A ideia assente na UE é de que as coisas tem de aparecer por magia, tal como os Xutos têm de aparecer em minha casa, porque quero um concerto privado entre família e amigos, sem pagar um tostão.

2. A Apple, que eu saiba por amigos e familiares (não tenho nenhum Mac), apenas tem um browser, o Safari e não disponibiliza nenhum outro. Até porque acho que não existe outro. E isto já é concorrência? Grande coerência, deixem-me dizer-lhes "senhores europeus". É de lhes tirar o chapéu. Aliás, o Nexus 7, da Asus e da Google, também só traz o Chrome...

A União Europeia tem é de ficar quieta, se não quiser ver o meu euroceticismo aparecer! A UE tem é de ficar de lado, ponto final. Se o Windows for uma má escolha nunca mais ninguém o compra e troca-o por um outro sistema operativo qualquer como o Linux ou outro. Basta da UE pensar que sabe o que é melhor para nós! Isto é só asneira... E preparem-se!! Vem aí a guerra das multas!

Bernardo Botelho Moniz

2 comentários:

André Correia Maricato disse...

Há outros browsers para os sistemas operativos da Apple, mas do que me lembro do momento da instalação do meu, não há opção como no windows. Óbvio que é simples. Basta abrir o Safari e procurar o Chrome, o Firefox ou outro qualquer e instalar.
O exemplo do Nexus 7 é bom, mas é igual para o iPhone, ou os telemóveis com sistema operativo windows. Só trazem um browser instalado. Enfim, preocupam-se com o que não devem.

vazelios disse...

O André tem razão, mas o MAC não abre janelas com as opções, temos de ir à procura delas.

Ontem vi o cabeçalho da noticia e não me apeteceu aprofundar, mas agora que soube, é ridiculo.

Têm de meter a mão em tudo!