quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Onde a Alemanha tem culpa


A Alemanha é isenta de culpa na crise do €?

Claro que não. Vamos aqui expor as suas principais falhas:

- Permitiu que a sua banca tivesse uma expansão desenfreada de crédito (a origem da crise está no sistema financeiro mundial) 

- Permitiu o crescimento de uma UE burocrática e cheia de más decisões.
   Ex: ora se cumpria ora não se cumpria as metas orçamentais e pacto de estabilidade (dependendo para onde as mentes burocráticas estavam viradas)

- Permitiu que todo o processo de integração europeia fosse construído nas costas dos cidadãos europeus.


Nos 3 pontos referidos acima a Alemanha não está só, é toda uma ordem ocidental que está em causa, o sistema é que está viciado. E tudo começou muito antes do aparecimento da Merkel na cena política.

Como a Alemanha é o país com mais força política e económica da UE, muitos esperavam conseguir assacar da Alemanha a responsabilidade por uma solução da crise e de preferência conjugada por opções fáceis e instantâneas.

Os leitores que acompanham o blogue sabem perfeitamente por aquilo que vamos escrevendo que quem toma hoje decisões fáceis só está a adiar para o futuro decisões ainda mais difíceis. 

A crise do € é uma maratona (palavra que a Merkel definiu para ultrapassar a crise), em que cada um dos países, povos, instituições e indivíduos tem de assumir as suas próprias responsabilidades para corrigir os erros que nos levaram à crise.





Sem comentários: