segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Escrita em dia


Blogue: Blasfémias


Shortfall

«The European Commission requested an extra €9bn (…) to fill a shortfall in the European Union’s 2012 budget.»(*)
.
Ora cá está o verdadeiro o mau exemplo:  a União Europeia já estourou o seu orçamento em Outubro e ainda pede mais uns tantos mil milhões de euros para poder funcionar até ao final do ano. Então? Como é isso? Exige aos outros o que não farás em casa? Esta gente nem vergonha tem.
.
E para os próximos anos? O rebanho no dito Parlamento Europeu lá aprovou uma proposta que pretende aumentar em 6,8% o orçamento. Haja dinheiro…. O Conselho contrapôs um «simples» aumento de 2,7%. Todos satisfeitos?
Nem por isso.

Os holandeses foram dos primeiros a dizer que nem pensar. Os suecos também (querem cortes na maldita PAC, vejam lá…). Mas isso não consta nas notícias, pois não são oficialmente «eurocépticos». Tal fica reservado apenas para os britânicos.
E o que pretendia o governo do UK?: senão uma diminuição ainda que simbólica, pelo menos, manter o Orçamento  exactamente igual.

Mas a oposição (os tais, segundo Bruxelas, eurocépticos…), formada por trabalhistas e mais uns quantos conservadores impuseram um mandato a exigir que o governo britânico consiga uma redução do orçamento comunitário.

Espera aí, disseste trabalhistas? O Partido Trabalhista exigiu cortes no orçamento da União europeia, votando contra a posição dos conservadores que queriam meramente congelar? A  Teresa de Sousa ainda não denunciou esta deriva «nacionalista, eurocéptica, isolacionista» da esquerda britânica? Tsss, o mundo já não é o que era….


Sem comentários: