sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Bancos "reforçam-se" com dívida soberana tuga



Para os leitores do Viriatos e do Contas, isto certamente que já não causa estranheza. Mas vale a pela ler a notícia, nem que seja para sentirem o prazer de saberem algo desde há 2 ou 3 meses mas que só agora surge nos radares mediáticos.

E para quem investe, saber antecipadamente este tipo de informações pode render muito dinheiro: não é o meu caso porque não meto dinheiro neste tipo de investimentos..

Foram vários os posts em que escrevi que eram os bancos portugueses que andavam a comprar dívida portuguesa à bruta, tendo descido a yield da OT a 10 anos de 9,2 para 7,8% em 2 ou 3 semanas.
Eu não sabia se eram eles ou não, mas as exigências que o BCE fez aos bancos domésticos para se conseguirem endividar junto deste levavam-nos naturalmente a enfiarem-se na "toca do lobo".
E confirma-se.

Com a confirmação da minha suspeita, o ciclo mortífero dos bancos que expliquei no post:
As obrigações cócó começarão a rebentar na cara daqueles que a promoveram e defenderam em junho
está, na minha opinião, em plena velocidade cruzeiro.

Resta rezar para que de nada mau aconteça e que tudo corra pelo melhor, à boa maneira portuguesa

Tiago Mestre

1 comentário:

Carlos Rebelo disse...

Caro Tiago, a única explicação plausível que consigo encontrar, porque acredito que os nossos CEO's da Banca são pessoas responsáveis, prende-se com o facto de estar a ser criado o projecto da União Bancária Europeia, que entrará em vigor a partir de 2014.
No entanto, se a coisa correr mal, se se pedir o 2ºresgate, lá terá o Estado de entrar à força no capital de todos os Bancos, nacionalizações à vista...
No caso do BCP, o preço de compra das acções para o Estado será de 0,04€ caso o BCP não reembolse as COCO's.
Algum tipo de reestruturação de dívida acontecerá nos próximos meses...e isso não é nada bom, ou será?!