quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Juros portugueses a 10 anos avançam

É mais uma das notícias da manhã no diário económico:

"A ‘yield' implícita nos títulos de dívida portugueses a 10 anos, a referência no mercado, está a subir para 7,762%. Também os juros da dívida a dois anos estão hoje em alta, no mercado secundário, a subir para os 4,023%. Ao mesmo tempo que se regista um alívio nas restantes maturidades."

Agora vamos sérios... Esta "louca" subida infelizmente desapareceu enquanto escrevia este texto. Logo agora que queria mostrar que há valores que não podem ser considerados subida ou descida.
Caso contrário poderia dizer que estão agora a descer quando a verdade é que há uma "manutenção" de valores, que contudo são dos mais baixos em muitos meses:

GSPT10YR:IND 7.74200 -0.00700 -0.09%


"Também os juros da dívida a dois anos estão hoje em alta, no mercado secundário, a subir para os 4,023%. "

Sobem uma enormidade, mantendo dos valores mais baixos do ano.
Ups, afinal já não estão a subir tanto:

GSPT2YR:IND 3.97200 +0.04400 +1.12%


Peço aos senhores jornalistas mais rigor na informação que transmitem. O povo quer comentar a desgraça, o país está com problemas, mas não é preciso mascarar as notícias para ir de encontro ao que vende.
Tenham a decência de informar!


4 comentários:

Sérgio disse...

Só mesmo jornalistas da tanga e alarmistas para dizerem que está a subir quando tem uma clara tendência de descida como de vê no gráfico. Felizmente existem formas alternativas de informação, como este excelente blog.

vazelios disse...

Bom, mas a tendência pode ser de descida mas num ápice essa taxa pode bem parar aos 10, 12, 14%...

Quando o OE for chumbado pela inconstitucionalidade, infelizmente para nós os juros vão disparar mais rapido do que desceram desde Fevereiro.

Mas ainda assim concordo, as noticias já não ensinam ninguém.

Tiago quando li essa noticia deu-me vontade de rir "...está a subir para os 7,762%..." eu pensei mas ontem fechou nos 7,752%...e era noticia de primeira pagina no online!

Claro que uma hora depois fui à bloomberg e as taxas já estavam a descer, agora vão nos 7,73% e vê lá se dizem alguma coisa...

O jornalismo é de uma mediocricidade só superada pela dos politicos.

Se reparares quando as taxas de juro descem bastante, como desceram antes dontem (de 8% para os tais 7,75%).

Enfim, já temos esta bandalheira toda na AR e em todo o lado e os jornalistas gostam é de mandar achas para a fogueira

Anónimo disse...

O JORNALISMO EM PORTUGAL TEM DUAS CARAS E DUAS MOEDAS. QUANDO A ESQUERDA ESTA NO PODER AS NOTICIAS SÃO SEMPRE SUAVES(VEJAMOS O EXEMPLO DAS DERRAPAGENS COLOSSAIS EM TODAS AS PREVISÕES NOS GOVERNOS SOCIALISTAS E NAO MELEMBRO DE NINGUEM FICAR PRECIPADO POR O DEFICE PREVISIVEL SER DE 6% E NOFINAL TER FICADO EM 10%) QUANDO A DIREITA ESTA NO PODER FALHA-SE A PREVISÃO DE 4,5% PARA 6% SEM MEDIDAS EXTRAORDINARIAS E OS CABEÇALHIOS DOR JORNAIS SEM AINDA AS CONTAS ESTAREM FEITAS, SO ESTAÕ FEITAS NO FINAL DO ANO E JA ANDAM A BERRAR A MESES. ACHO QUE ESSE O JORNALISMO E O MAIOR CANCRO DA DEMOCRACIA PORTUGUESA, POIS ESPANTA-ME SABEREM TANTO DE NUMEROS

Tiago Mestre disse...

Pedro, nem imaginas quão satisfeito fico por ver no Viriatos a tua perspetiva, que olha a realidade numa ótica relativamente diferente da minha, como sabes.

Assim sim, temos um BLOGUE À HOMEM, tão plural quanto possível, em que são os melhores argumentos que ganham.