quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A emissão de divida



Ontem foi o dia de celebração, Portugal regressou aos mercados e como já o Tiago escreveu houve logo gente a apelidar de "jogada de mestre" e etc. que as reformas estruturais estavam já a fazer efeito e mais não sei quanta treta.

A realidade é outra, como o Tiago já explicou senão aqui no Contascaseiras, os investidores andam atrás de
yield que lhes permita algum retorno, como a maioria do retorno dos países ditos seguros está abaixo da inflação, estes desviam o seu investimento para activos com maior risco, entrando aqui a divida nacional, um investimento de alto risco.

A comunicação social, como sempre, não informa, mas antes desinforma, embandeirou em arco, como se uma taxa de 4,9% para a actual conjuntura nacional fosse algo de positivo, sim melhor que 5%, mas pior que 4,8%.

Vamos ver a realidade, a divida não para de aumentar, já vamos acima dos 120% do PIB, nada de estrutural na sociedade foi modificado, o que o Governo tem feito é uma tentativa de manter tudo mais ou menos na mesma, a tentativa de manter o status quo.

Como disse Sócrates e nesse capítulo tenho de lhe dar razão, o que se quer é gerir a divida e não paga-la, só um louco(politico) pensa ser possível pagar a divida, mas há que manter a ilusão.

A manipulação é forte, a intervenção do BCE mandando o seu mandato às urtigas é o responsável pelo "bom" regresso aos mercados, reparem o que o Estado fez não é mais rollover de divida, trocar divida antiga por nova, se formos ver não é mais do que quando uma familia contrai um empréstimo a uma taxa maior para pagar um empréstimo vencido a uma taxa menor, a deco diria que esta família esta falida.

Os problemas continuam a não ser resolvidos, mas sinceramente alguém acredita que os politicos iram resolver o que quer que seja? Claro que não

Estes só se preocupam em manter o seu sistema a operar, que interessa que a maioria da população se lixe (para não dizer outra coisa pior) se os seus esquemas continuam a funcionar?

Falam de austeridade, sou favorável a isso, só com poupança o país crescerá, mas o que vemos não é isso, o único que foi feito foi aumentar os impostos, e esmagar o poder de compra de forma a que as pessoas importem menos, como se as importações fossem algo negativo, mas isso é outra história.

O que se perspectiva é o assassínio da galinha dos ovos de ouro, matar a economia na tentativa desesperada de manter a flutuar o sistema de que os estatistas dependem.

Agora houve se que com o regresso aos mercados é o tempo para o investimento, interessante não se reduz divida, aumenta se e já se fala em mais divida.

Os estatistas não aprendem, são 20anos de politicas de investimento publico estupidas que retorno nenhum deram, apenas deixaram uma divida asfixiante e o que querem fazer? Seguir pelo mesmo caminho.

Einstein dizia que "a insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar um resultado diferente", vivemos num país insano.

Li num outro blog, não me recordo qual, que o Marcelo Rebelo de Sousa, por quem um professor meu na universidade disse algo que até hoje continuo a concordar "partilho da mesma opinião que o Prof Marcelo excepto quando tenho opinião sobre o assunto", veio dizer que o país sempre teve um Estado pesado, o Vivendi mais que uma vez focou o facto de que em 1974 o peso do Estado era de 15% na economia, com uma guerra colonial. O que a democracia e os politicos fizeram tornaram todos dependentes de um sistema mirabolante e que nos está e vai sair muito caro.

Já algum tempo deixei de ver televisão portuguesa, principalmente os telejornais, não informam vendem a propaganda dos jornalistas, só assim se explica como dão tanto tempo de antena a um  partido como o Bloco de Esquerda, alem de não ter expressão popular é um atentado a liberdade tal qual a compreendo.

O futuro continua sombrio para os portugueses, o governo vai matar a economia, não tendo coragem para enfrentar o lobby dos funcionários públicos, bem como o lobby das empresas crony.

5 comentários:

Vivendi disse...

Bom post Filipe. O crescimento esse só haverá mesmo cortando na coisa pública.

Pedro Rodrigues disse...

Podia explicar o que é a liberdade tal e qual a compreende?

vazelios disse...

Claro que o que se passou ontem não irá alterar em nada o nosso estado!!

Só reformulando o estado que proporcione o crescimento é que lá vamos.

O que melhor se passou ontem foi, primeiro que tudo, ver que ainda acreditam em nós lá fora (estando ou não à procura de yields altas, sempre são yields em que acreditam que irão ter retorno e não desbaratar investimento), o que pode dar uma certa acalmia interna, para que o governo possa fazer, de uma vez por todas, o seu trabalho, que tem de ser feito urgentemente se não as taxas bem podem passar em meio ano para o quádruplo. Mas alguma tranquilidade, ganhámos.

Mas o que mais gostei foi da chapada bem dada a todos os bloquistas, esquerdistas, choramingões, demagogos e aluados de esquerda, bem como a muitos jornalistas e comentadores. Diziam que nem em 2013 voltariamos ao mercado, pois bem voltámos. Isto só de si não prova nada, só prova que ainda não estamos mortos. Gnhámos tempo para fazer o que tem de ser feito e se o governo acha que algum dia isso não vai ser feito, a bem ou a mal, está muito enganado e irá ser o nosso fim.

O que se ganhou foi tempo para Portugal e esperança para quem não percebe nada do assunto.

Para os outros, é esperar e ver para crer...

Miguel disse...

concordo com tudo dito. Continua a "mama" que é o que interessa mesmo aos políticos. Desde que o sistema se mantenha, tudo ok. Não existe um verdadeira sentido de estado, patriota...
fazer tudo por um bem geral ou comum.
Mais do mesmo.

só um reparo, "Houve se" deverá ser "ouve-se", do verbo ouvir :)

Anónimo disse...

ACHO QUE HA AQUI NESTE TEXTO ALGO DE SOCRATES (MENTIRAS QUE NUNCA MAIS ACABAM) 1 ºMAS OS INVESTIDORES PQ NAO COMPRARAM DIVIDA QUANDO ELA ERA MAIS ALTA(YELD)2 EU QUANDO PEÇO UM EMPRESTIMO TENHO UM PERIODO DE CARENCIA ATE COMEÇAR A AMORTIZAR, ORA SE VAMOS RECEBENDO TRANCHES DE MILHÕES A DIVIDA NAO TEM QUE AUMENTAR? 3ºTER MENOS 5% DE FUNCIONARIOS PUBLICOS NAO E MEXER NUM PROBLEMA ESTRUTURAL? 4ºMEXER NA LEI DA CONCORRENCIA, REVER ACORDOS DE TRABALHO QUE ERAM OS MAIS RIJOS DA EUROPA, MEXER NAS RENDAR EXCESSIVAS TAMBEM NAO E NADA? PARECE-ME QUE ESTE E MAIS UM TIPICO TEXTO DE PORTUGUESES QUE APENAS SABEM FALAR MAL. qUE ESTA TUDO SOBRE RODAS, NAO, MAS AGORA DIZER QUE NADA SE FEZ, PARECE-NME INTELECTUALMENTE DESONESTO....MAS ENFIM OPINIÕES A MUITAS
ABRAÇO