terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bank of Japan carrega no acelerador

Ora aí está:

Objetivo: inflação 2%
E Como? imprimindo os yenes que forem precisos e comprando todo o lixo que for necessário.

É caso para dizer que até nisto os banqueiros centrais têm tido sorte.
1. Anunciam que irão imprimir à maluca para espevitar os mercados
2. Imprimem o dinheiro que bem querem e bem lhes apetece
3. E mesmo assim a inflação "oficial" não sobe, caucionando esta gente a imprimir ainda mais e mais e mais.
Suspeito que os motivos para que a inflação não suba lá, cá e nos EUA são estes (digam de vossa justiça tb):

1. Cálculo da inflação não tem em consideração bens essenciais, como energia e alguma alimentação, por exemplo
2. Muitos dólares, euros e yenes são exportados para fora do país, já que são moedas fortes a nível mundial. Os países mais fracos desejam usá-las como moeda padrão nas suas transações com outros países.
3. Grande parte desta impressão monetária é para alimentar bolsas de valores, ETF's, shadow banking e reforço de capitais dos bancos. Pouco chega à economia e muito menos à realidade quotidiana das transações. O dinheiro obtido sob a forma de empréstimos a quase 0% de juros é usado para fins que muitos desconhecem, quer seja complexidade das operações ou pela vontade em manter os negócios fora da vista do público.

E no entretanto, o resultado nos EUA é este:


A isto eu chamo sorte. Bernanke imprime mas não leva com a dor a que chamamos inflação
Têm sido os grandes bancos privados com as suas jogadas complexas e aldrabadas a absorver triliões e triliões de moeda impressa sem a colocar diretamente na economia.
Eis uma potencial explicação para uma queda tão grande na VELOCIDADE DO DINHEIRO.

Talvez também seja por isso que a impressão desenfreada não tenha surtido qualquer efeito positivo nas economias, à exceção do enriquecimento dos banqueiros privados e do desregrado despesismo de Obama, que lá vai ajudando na Procura Interna e nas empresas de armamento.
E o que é que se pede aos políticos quando a economia não recupera à velocidade desejada?
Ainda mais CTRL-P, tipo QEnfinity

Como estão as coisas, é um bocado como o Melhoral: nem faz bem, nem faz mal.

O problema é que o dinheiro parqueado e as dívidas contraídas vão-se avolumando (a verdadeira doença), excedendo em muito o PIB mundial, até chegar o dia em que a aceleração carrega, a velocidade ganha impulso e aí, no dia do juízo final, será muito difícil aos bancos centrais absorver todo esse excesso de liquidez de um momento para o outro. As taxas de juro diretoras teriam que subir vertiginosamente, colocando em falência técnica todas aquelas instituições financeiras que vivem diariamente deste fornecimento de "sangue" barato.

O que está a acontecer ao nível financeiro e económico e inédito.
Não há história suficiente que nos ajude a perceber o que se está a passar. Vai-se um bocado aos apalpões, testando esta e aquela solução e analisando as reações aqui e acolá.

Tiago Mestre

3 comentários:

Sérgio disse...

Realmente não se percebe muito bem o que acontece com esse dinheiro todo, mas a verdade é que com o clima de desconfiança que se vive a apetência para contrair empréstimos é muito reduzida o que leva a que o dinheiro não circule, pois é maioritariamente por essa via que ele chega às nossas mãos. Em tempos li (não me lembro onde) que na Republica de Weimar quando inicialmente começaram com a impressão de dinheiro a economia até melhorou e tudo parecia bem encaminhado, o que deu confiança para continuar, mas em poucos anos os efeitos sentiram-se e sabemos o resultado. É possível que estejamos nesse estado inicial, o que é inédito que que está a ser feito a nível global, sem precedentes, se o resultado for o mesmo, então poderemos em poucos anos estar a beira de um Apocalipse financeiro. Acho que é uma possibilidade, embora eu aposte mais numa inflação relativamente lenta mas com uma expressão suficiente para a sentirmos na pele, ao estilo do sapo que está na panela e que vai ficando cozido lentamente.

João Neto disse...

Tiago,

Tens informação como é calculada a taxa de inflação oficial? Seja aqui em Portugal seja no US, por exemplo.

Sabes de algum site que faça a recolha de preços de bens essenciais ao longo dos anos. Isso seria interessante para estimar a inflação pessoal de cada um de nós.

Abraço, JP

Vivendi disse...

A inflação é como o génio da garrafa. Depois de aberto é praticamente impossível de a conter... O processo que o Tiago explica é justamente o que ocorre.

Japan’s Debt Time Bomb Is Ticking: Kyle Bass

http://www.cnbc.com/id/100391704


João Neto, irei colocar de seguida um vídeo de Peter Schiff sobre a evolução da inflação.