segunda-feira, 22 de abril de 2013

Portugal com saldo externo de 73 mil milhões???

Está bonito o jornalismo em Portugal!

A notícia foi divulgada pela responsável e barata agência Lusa e foi em seguida publicada na maioria da imprensa nacional sem que os jornalistas conseguissem perceber o erro!
Basta ler o título para perceber que a notícia é pura ilusão. Qualquer jornalista pelo qual tenha passado esta notícia devia ser impedido de escrever sobre economia e deveria publicamente pedir desculpa pela desinformação. A verdade é que ao fim de vários dias, a notícia continua nos jornais online...

Portugal com saldo externo de 73 mil milhões


A balança de pagamentos registou um saldo positivo de 73 mil milhões de euros no final de fevereiro deste ano, um valor que no mesmo período de 2012 era de -913 mil milhões de euros, segundo o Banco de Portugal.

De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, hoje divulgado, o saldo externo registado no final de fevereiro foi positivo devido à balança de capitais, cujo saldo foi de 349 mil milhões de euros.

A outra componente do saldo externo - a balança corrente - foi negativa em 276 mil milhões de euros.

No final de 2012, o saldo externo de Portugal era de 1.313 milhões de euros, um valor que, no final de 2011, era de -9.859 milhões de euros.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela Agência Lusa

Jornais que publicaram a notícia (pelo menos online)
iOnline
Oje
JN
Expresso
Dinheiro Vivo
SIC
Visão
RTP
TVI

Achei igualmente interessantes alguns comentários que à notícia. Os intelectuais comentadores das redes sociais apressaram-se a publicar que os 73 mil milhões de saldo positivo em dois meses (???!!!) só foram conseguidos devido à destruição do aparelho produtivo nacional e à perda de poder de compra das famílias.

Meus senhores, se tivéssemos uma saldo mensal médio de 35 mil milhões de euros na Balança de Pagamentos éramos nós que emprestávamos dinheiro à Europa. Até podia acontecer de termos 20% de desemprego no final de Fevereiro, pois com estes números, no final do ano tínhamos que importar mão de obra.

As pessoal são livres de ter as suas crenças ideológicas, mas não podemos permitir que sejam ignorantes.

Banco de Portugal - Boletim Estatístico (LINK)
BP - Balança de Pagamentos (LINK)


1 comentário:

Tiago Mestre disse...

A malta confunde muito:

Milhões com
Mil Milhões

Ao confundirem, percebe-se que não têm a noção da escala e da grandeza dos valores.
Não comparam esses números com outros que tenham na cabeça, e isso só revela que não têm números nenhuns na cabeça.

Talvez 95% a 98% da população esteja neste estado de perceção da realidade numérica, o que representa uma enorme massa de gente muito fácil de enganar.