quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Kamikaze



Shinzo Abe tornou-se oficialmente o primeiro-ministro do Japão ontem, iniciando um novo governo que tem prometido agir com rapidez e agressividade para levar a economia de volta aos trilhos e transformar as relações com o resto do mundo.
Abe, de 58 anos, que já agitou os mercados financeiros com comentários incisivos sobre temas diversos, como a valorização do iene e a flexibilização monetária "ilimitada", não perdeu tempo para começar a trabalhar, instruindo seu recém-nomeado gabinete, em sua primeira reunião ontem à noite, para elaborar nas próximas semanas um orçamento de trilhões de ienes em investimentos de estímulo.
Espera-se que Abe e seus ministros aumentem a pressão sobre o banco central do Japão para injetar dinheiro na economia e ressuscitem um grupo focado na criação de políticas econômicas e liderado pelo primeiro-ministro para garantir que as medidas adotadas estejam funcionando.
"Quero gerar resultados o mais rápido possível, para que possamos recuperar a confiança da população", disse Abe, em sua primeira entrevista coletiva após assumir o cargo.
notícia aqui

Comentário: O Japão entra na guerra cambial mundial (global currency war) apesar de já estar atolado em dívida pública...


1 comentário:

Sérgio disse...

Vai ser interessante acompanhar o desenrolar dessas "politicas de crescimento" e o seu resultado dentro de alguns anos, parece-me que vão ficar de olhos em bico, ainda mais!