terça-feira, 30 de abril de 2013

O futuro agora

Vitor Gaspar, porque é sua obrigação, volta a ter que mostrar umas previsões do crescimento da economia portuguesa até 2017, baseando-se exatamente nessas previsões para definir as potenciais receitas do Estado, respetivas despesas e défice subsequente.

Como o défice tem que encolher, lá se fizeram umas continhas e chegou-se à conclusão de que é preciso carregar na austeridade em 4700 milhões entre 2014 e 2016, sendo que em 2013 é preciso carregar em 1300 milhões.
Como do lado da receita as coisas estão mais ou menos esgotadas, parece-me que a alternativa, à falta de melhor, será no corte da despesa.

Veremos como pensa Gaspar cortar 4700 milhões, mas para fazer exercícios de coerência, tive o desprazer de voltar a ver o Documento de Estratégia Orçamental realizado há um ano, e as previsões de crescimento do PIB eram estas:


Gaspar e todas as organizações europeias e mundiais na área económica e social acreditavam que em 2013 já veríamos a luz do sol, mas a realidade voltou a falar mais alto e hoje todos nós sabemos qual é a perspetiva para o PIB de Portugal em 2013.
A julgar pelo Quadro, em 2014 já estaríamos a voar nos 2% de crescimento !

Segundo percebi do que li na imprensa, apesar de que estou à espera de que o Ministério das Finanças disponibilize o documento, Gaspar conta para 2014 com crescimento económico, ou seja, ESPERA / PREVÊ que num só ano, passemos de uma recessão de 2,3% para um valor superior a ZERO, julgo que será 0,6%.

Confesso que não percebo onde se baseia Gaspar, a OCDE, o Banco de Portugal, a Comissão Europeia e outras organizações para chegarem a um valor positivo em 2014.

De 2012 para 2013 o PIB cairá de 165 para 162 mil milhões aprox. Uma quebra de 3,8 mil milhões.

Para 2014, se Gaspar cortar 2,8 mil milhões na despesa ou roubar 2,8 mil milhões em mais impostos ao pessoal, a economia terá que suportar esta pancada, ou seja, criar pelo menos 2,8 mil milhões de riqueza noutro sítio qualquer, e gerar ainda mais riqueza para que se cresça alguma coisa.  É OBRA.

Como ainda não há condições para baixar impostos, não vejo onde estão os estímulos para que alguém tire o seu dinheiro de um qualquer outro local do planeta e o coloque em Portugal, a não ser que seja para especular em dívida soberana, claro.

Apesar de só ainda estarmos em Abril de 2013, parece-me (outra vez) que as previsões para 2014 e por aí fora estão outra vez no domínio do surreal.
Caso o tal crescimento em 2014 não se verifique, este DEO2013 torna-se outra vez obsoleto em menos de 9 meses, acompanhando a tendência dos congéneres anteriores.

Gaspar queima-se de borla, sem exigir nada, sem dar um murro na mesa e sem exigir contrapartidas decentes.
Quer acreditar que haverá sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo. Mas só acreditar não chega..

Depois não se queixe que o apelidem de astrólogo, mentiroso, incompetente, etc, etc.

Tiago Mestre

3 comentários:

Anónimo disse...

tiago também me lembro de ter lido textos teuis a dizer que no final do 1 trimestre o limite de endividamento ia ser ultrapassado...

doorstep disse...



Em 12 de Fevereiro de 2009 este rapazola, que pelo visto não é analfabeto, e até fabrica alfabetos:

http://expresso.sapo.pt/o-guia-universal-de-pronuncia=f788822
http://www.acontecems.com.br/noticias/?id=32597


criou a sua pequena empresa em Londres:

https://www.duedil.com/director/917250466/jaber-george-jabbour


Não devia estar satisfeito com o nome inicial, pois mudou-o duas vezes... Em 26 de Fevereiro de 2013, o rapazola dissolveu a empresa:

https://www.duedil.com/company/06817074/ethos-advisory-services-ltd


Será que a sua aventura empresarial lhe correu mal? Pelo visto não...

É que, em 2010, este rapazola, recebeu do Metro do Porto 1.000.000 (UM MILHÃO) de euros em duas fatias de 500 mil, pelo "processo de reestruturação de contratos swap com a Goldman Sachs, a Nomura e a JPMorgan":

http://www.metrodoporto.pt/files/1/documentos/20110401123655463608.xlsx

"reestruturação" devidamente mencionada no Relatório e Contas de 2010 da Metro do Porto S.A.:

http://www.metrodoporto.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=17246


Quem se atreve a dizer que o rapaz não tem esperto no cabeça? Quem ousa negar que o Ministério Publico e a Autoridade Tributária se vão interessar rápidamente e em força por esta bizarria? Quem sabe se não topam com uma cena do estilo jácinto leite cápelo rêgo?

doorstep disse...


Perdão, falto a proposta alternativa: como o rapazola já está calhado, porque não lhe encomendam a "renegociação"? Talvez fizesse desconto, em nome da fidelidade clientelar, e também porque, ao dissolver a empresa, já diminuiu sensivelmente os custos fixos...