terça-feira, 27 de novembro de 2012

Eurogrupo acaba de finalizar a sua maratona

Após longas horas de negociação, o Eurogrupo chega finalmente a acordo para continuar a comprar tempo à Grécia.

Estive a ler o comunicado em inglês, que podem consultar aqui, e sinceramente não compreendi como irão cortar tantos biliões de euros da dívida grega com apenas estas medidas:

1. Corte nas taxas de juro
2. Juros ganhos pelo BCE com a dívida grega são devolvidos à Grécia
3. Toda a dívida detida por este pode ser novamente adquirida pela Grécia a 35 cêntimos do €
4. Todo o dinheiro emprestado pelo EFSF à Grécia será devolvido num prazo mais longo: 15 anos, e as taxas de juro a pagar serão também diluídas em 10 anos, aliviando assim os pagamentos mais imediatos

Não faço a mais pequena ideia se estas medidas permitirão cortar 45 a 50 mil milhões de euros na dívida grega, mas como no comunicado não aparece nem uma conta feita nem um plano de como executar tudo isto, e pela tradição do pessoal do Eurogrupo em mentir e dar esperanças vãs sobre assuntos que não controla, fico obviamente relutante em aceitar estas explicações como sérias.

Prolongar para o futuro pagamentos de dívida e de juros pode, realmente, aliviar o fardo da dívida até 2020, mas tal significa que apenas se adiou a dor, porque de 2020 para a frente o processo continua a ter areia na engrenagem, já que continua a ser necessário pagar dívida + juros.

Irei esperar pela reação dos analistas e ver como os mercados se comportam, mas na minha opinião pessoal, este comunicado parece ser uma mão cheia de nada, mais do mesmo, ou seja, empurrar com a barriga prá frente e comprar tempo para sobreviver ao dia de hoje.
Veremos se é esta a interpretação ou não dos mercados.

Tiago Mestre

8 comentários:

João Bordalo disse...

Caro Tiago, do que eu li, a principal medida que permitirá à Grécia uma redução substancial da dívida é via a compra de dívida a 35 cêntimos.

Ao que parece, o BCE está disponível para emprestar 10 mil milhões de euros à Grécia para que esta compre cerca de 30 mil milhões de euros em títulos de dívida, conseguindo assim uma redução da sua dívida de 20 mil milhões. Pelo menos é o que noticia a CNBC aqui:

http://www.cnbc.com/id/49972323

Resta saber se:

1) Esta medida tem algum fundamento de verdade;
2) Se existirão investidores interessados em vender dívida com uma perda de 65%.

Quanto às restantes medidas, o impacto será marginal, são apenas medidas para encher os jornais e mostrar alguma boa vontade aos mercados, que sinceramente estão a marimbar-se para tudo isto.

Um abraço e continuação de um excelente trabalho.

João Bordalo

Vivendi disse...

O Equador fez algo do mesmo género que o João Bordalo escreve.

Parece que se deu tempo ao tempo.

Anónimo disse...

PARECE-ME E QUE TODAS AS TEORIAS CATRASTROFICAS QUE O SR TIAGO MESTRE DIZ QUE VÃO ACONTECER DESDE JUNHOP DE 2011 AFINAL ESTAÕ A SER SEMPRE ADIADAS

Tiago Mestre disse...

Caro anónimo, é verdade que subestimei a capacidade dos políticos em adiarem o nosso encontro com a realidade, e portanto, as TEORIAS CATASTRÓFICAS que referes que eu refiro não se dão de um dia para o outro, antes acontecem em modo lento, de forma silenciosa, à boa maneira da rã que se vai deixando aquecer até ser tarde demais.

O meu desejo é que aquilo que escrevo te previna de seres a rã !

João Bordalo disse...

Como sempre, o Zero Hedge faz uma análise exaustiva a esta questão. A não perder:

http://www.zerohedge.com/news/2012-11-28/greek-debt-buyback-another-idiotic-european-idea-or-step-toward-actual-solution

Um abraço,

João Bordalo

Anónimo disse...

caro tiago obrigado pela resposta mas a educação que me foi dada foi para nunca andar com o carro a frente dos bois.
cumprimentos

Tiago Mestre disse...

Caro anónimo, o que me levou a iniciar esta atividade frenética de escrever no blog sobre assuntos de economia foi eu ter depreendido que algo se estava a passar e o povo estava a ser comido de lorpa.

Não podia aceitar este estado de coisas, e foi aí que nasceu este impulso de informar à comunidade sobre o que sabia, e é normal que quando analisamos os números e percebemos de forma racional e pragmática que estamos num buraco sem fundo, queiramos informar os outros para que se preparem tão depressa quanto possível para o que aí vem.

Felizmente ou infelizmente, a classe política conseguiu adiar em muito o encontro com a nossa verdade, dando tempo ao pessoal para se ir preparando, mas ao mesmo tempo agravando e empilhando os problemas para um futuro que há-de vir, e como deves saber, NÃO ESTOU DE ACORDO com este tipo de procedimentos, até porque acredito que mesmo assim muita gente continua a adiar as decisões difíceis só porque o status quo ainda vai permitindo. É a tal história da rã.

Prefiro a verdade nua e crua, sem rodeios nem paleio estragado. Só assim saberei que terreno piso e que tipo de calçado é que preciso.

Anónimo disse...

e dou-lhe os meus sinceros parabens em relação ao seu blogue o qual nao dispenso uma leituta diariamente...agora nao consigo ser e tao pessimista como o sr é.
continue o excelente trabalho que eu apesar de nao concordar algumas vezes(são mais as que concordo)continuarei a ser leitor e ja o publicitei como uma boa fonte de analise
cumprimentos