sexta-feira, 26 de abril de 2013

Tudo é manipulado: o maior escândalo de fixação de preços de sempre

Uma pérola publicada na Rolling Stone 

Uma bomba relacionada com os Swaps.





Fica aqui um excerto... (tradução google)  » não deixe de ler o artigo completo e original aqui

Teóricos conspiracionistas do mundo, os crentes nas mãos ocultas dos Rothschilds e os maçons e os Illuminati, nós céticos lhe devemos um pedido de desculpas. Você estava certo. Os jogadores podem ser um pouco diferentes, mas a sua premissa básica é correta: O mundo é um jogo manipulado. Encontramos isso nos últimos meses, quando uma série de histórias de corrupção relacionadas derramado para fora do setor financeiro, sugerindo maiores bancos do mundo, pode ser que fixa os preços de, bem, quase tudo.

Você já deve ter ouvido falar do escândalo Libor, em que pelo menos três - e, talvez, como muitos como 16 - do nome de marca too-big-to-fail bancos têm vindo a manipular as taxas de juros globais, no processo de brincar com os preços de para cima de US $ 500 trilhões (que é trilhão, com um "t") no valor de instrumentos financeiros. Quando isso con alastrando explodiu em vista do público no ano passado, ele foi facilmente o maior escândalo financeiro da história - professor do MIT Andrew Lo ainda disse que "supera em ordens de magnitude qualquer fraude financeira na história dos mercados."

Isso era ruim o suficiente, mas agora Libor pode ter um irmão gêmeo. Palavra vazou que o ICAP empresa com sede em Londres, a maior corretora do mundo de swaps de taxa de juro, está sendo investigado por autoridades norte-americanas para o comportamento que soa estranhamente lembra da confusão Libor. Reguladores estão investigando se um pequeno grupo de corretores no ICAP pode ter trabalhado com até 15 dos maiores bancos do mundo para manipular ISDAfix, um número de referência utilizado em todo o mundo para calcular os preços dos swaps de taxa de juro.

Swaps de taxa de juro é uma ferramenta usada por grandes cidades, grandes corporações e governos soberanos para gerir a sua dívida, ea escala do seu uso é quase inimaginavelmente grande. Trata-se de um mercado de 379 trillion dólares, o que significa que qualquer manipulação afetaria uma pilha de ativos de cerca de 100 vezes o tamanho do orçamento federal dos Estados Unidos.

Ele não deve surpreender ninguém que entre os jogadores envolvidos neste esquema para fixar os preços dos swaps de taxa de juros são as mesmas mega-bancos - incluindo o Barclays, UBS, Bank of America, JPMorgan Chase e do Royal Bank of Scotland - que servem na Libor painel que define as taxas de juros globais. De fato, nos últimos anos, muitos desses bancos já pagaram assentamentos milhões de dólares para a manipulação anti-competitivo de uma forma ou de outra (além de Libor, alguns foram apanhados em um esquema anti-competitivo, detalhado na revista Rolling Stone no ano passado , a plataforma de leilões serviço municipal de dívida). Apesar da confusão de siglas financeiras soa como jargão para o leigo, o fato de que há agora pode ser escândalos de fixação de preços, envolvendo tanto Libor e ISDAfix sugere um único gigante conspiração, proliferação de conluio e de fixação de preços pairando sob o verniz ostensivamente competitivo do Muro cultura de rua.
O esquema Wall Street aprendeu com a Mafia

Por quê? Porque Libor já afeta os preços dos swaps de taxa de juro, tornando esta uma situação de manipulação-on-manipulação. Se as alegações revelar-se bem, isso significa que clientes de swap têm vindo a pagar por duas camadas diferentes de corrupção de fixação de preços. Se você pode imaginar pagar 20 dólares por uma PB porcaria & J porque alguns cabala mal das empresas do agronegócio conspiraram para fixar os preços de ambos os amendoim e manteiga de amendoim, você chegou perto de compreender a loucura dos mercados financeiros, onde ambas as taxas de juros e swaps de taxa de juro são sendo manipulados ao mesmo tempo, muitas vezes com os mesmos bancos.

"É uma dupla conspiração", diz um espantado Michael Greenberger, ex-diretor da divisão de comércio e mercados da Commodity Futures Trading Commission e hoje professor na Universidade de Maryland. "É a altura da criminalidade."

As más notícias não param com swaps e taxas de juros. Em março, ele também saiu que dois reguladores - a CFTC aqui em os EUA ea Organização Internacional das Comissões de Valores de Madri - foram estimulados pelas revelações Libor para investigar a possibilidade de manipulação de conluio de preços do ouro e da prata. "Tendo em conta os esforços de manipulação clubby que vimos na Libor benchmarks, eu assumo outros benchmarks - muitas outras referências - são áreas legítimas de investigação", CFTC Comissário Bart Chilton disse.

Mas a maior surpresa veio de um tribunal federal, no final de Março - mas se você acompanhar de perto estas questões, pode não ter sido tão chocante em tudo - quando um marco de ação coletiva ação civil contra os bancos por delitos relacionados Libor foi demitido. Nesse caso, um juiz federal aceitou incrível argumento dos banqueiros-réus: Se as cidades e outros investidores perderam dinheiro por causa da manipulação da Libor, que era sua própria culpa para sempre pensando que os bancos estavam competindo em primeiro lugar.

"A farsa", foi a resposta de um advogado antitruste para a demissão sobrancelha de fundos.

"Incrível", diz Sylvia Sokol, advogado de Constantino Cannon, uma empresa especializada em casos antitruste.

Todas estas histórias apontou coletivamente a mesma coisa: Esses bancos, que já possuem um enorme poder apenas em virtude de suas participações financeiras - nos Estados Unidos, os seis principais bancos, muitos deles os mesmos nomes que você vê na Libor e ISDAfix painéis, os bens próprios de montante equivalente a 60 por cento do PIB do país - estão começando a perceber as possibilidades incríveis para aumentar seus lucros e poder político que viria com conivente em vez de competir. Além disso, é cada vez mais claro que tanto o sistema de justiça criminal e os tribunais civis pode ser impotente para detê-los, mesmo quando eles são apanhados a trabalhar em conjunto para o sistema de jogo.

Se for verdade, que nos deixaria viver em uma era de indisfarçável, conspiração do mundo real, em que os preços das moedas, commodities como ouro e prata, até mesmo as taxas de juros eo valor do dinheiro em si, pode ser e pode já ter sido ditada a partir de cima. E aqueles que estão fazendo isso pode ir longe com ele. Esqueça os Illuminati - esta é a coisa real, e não é nenhum segredo. Você pode olhar diretamente para ele, a qualquer hora que você quiser.