segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A poupança


Um ponto que deve ser repetido até que entre na cabeça das pessoas é que cada € gasto pelo Estado é retirado de alguém.

Mais que uma vez escrevi que o Estado só se financia de uma forma, através de impostos.

A divida não é mais que impostos futuros, isto é, os impostos que se devia ter cobrado hoje mais os juros.

Mesmo a emissão de moeda, a chamada monetização do deficit é um imposto (aumento da inflação que não é mais que um imposto silencioso).

A realidade é uma mesmo com a dita austeridade o Estado continua em deficit, e não se perspectiva no futuro próximo superavit (como isto nunca aconteceu, alguns podem não estar familiarizados com o conceito é quando o Estado gasta menos do que cobra).

De todos os comentadores que vão a televisão nunca ouvi nenhum associar contas públicas saudáveis a superavit.

Dirão mas estamos em crise logo os estabilizadores automáticos (subsidios de desemprego, etc..) não o permitem.

A realidade é uma,mesmo quando o país crescia fortemente o Estado nunca teve um superavit em democracia. Os politicos portugueses pensam que podem sempre gastar mais do que arrecadam em receitas.

Agora que a economia definha e como não tem outra escolha para procurarem manter o status quo atacam fortemente quem cria riqueza, aumentando os impostos brutalmente.

Como já foquei anteriormente, o Estado Português é da Europa dos que mais cobra aos que mais ganham.

Existe um grande equivoco, para não dizer outra coisa, sobre o que faz crescer uma economia, o que vemos na tv e ouvi mos os de esquerda falar (Para mim esquerda é tudo o que tem assento na Assembleia da República), que o consumo é o motor, mas a realidade é uma é a Produção.

É a poupança que faz a sociedade andar para a frente, não o Consumo.

A poupança não é mais que prescindir de consumir hoje para consumir mais amanha.
Mas o papel da poupança é permitir a existencia de capital para que os empreendedores possam investir em investimentos reprodutivos, que vão remunerar a eles mesmos e aos que pouparam.

A poupança permite que uma economia seja mais capitalista, aumentando a produtividade dos trabalhadores e aumentando os seus rendimentos.
Quanto menos capitalista for a sociedade menor será a sua produtividade e logo menores serão os salários dos trabalhadores.

A Alemanha tem uns salários maiores que os portugueses, trabalham menos(sem entrar em considerações culturais dos motivos que levam a que se passe mais horas a trabalhar) qual o pricipal motivo?
A realidade é que estes tem uma produtividade sensivelmente o dobro da de Portugal, qual a razão principal?
Tem uma poupança maior e uma sociedade mais capitalista.

Mas dirão a produção foi "aniquilada" em Portugal e a culpa foi da UE porque nos deu dinheiro para não produzir, etc....

A realidade é uma podíamos não o ter feito, podíamos ter feito o contrário e apostado em produzir, foi uma escolha.

O que tem a poupança a ver com o deficit?

Tudo na minha modesta opinião, a democracia(os politicos) com o seu dito Estado social, aniquilaram a capacidade de crescimento do país.
Ao prometerem tudo e mais alguma coisa, exterminaram o valor da poupança (verdade que ainda hoje existe quem poupe, mas a maioria não o faz), poupar para a velhice? o Estado da pensões.
Poupar para um dia menos bom? O Estado dá o RSI. etc.....

Estes incentivos levaram a que Portugal passa se de um dos países que mais poupava para um dos que menos poupa.

E hoje a crise deve se a um país que não tem poupanças.
O que existiu e se continua a querer continuar é uma bolha de crédito, hoje digo que ainda bem que estamos no Euro (este permitiu grande parte das aventuras, mas hoje impede outras aventuras), a grande criação politica, virou se contra os criadores e impõe o que nenhum politico quer fazer, gastar menos dinheiro.

Hoje ouvimos falar que parece que a crise começa a ficar para trás, a realidade é que ainda está para vir uma ainda maior.

Maioria das pessoas não sabe, que o que existe hoje é um assalto aos verdadeiros criadores de riqueza, os Aforradores, como ?

ZIRP(zero interest rate policies), taxas de juro a zero ou perto disso, como os numeros da inflação são produzidos pelos Estados e estes os manipulam, a real inflação está muito elevada, fazendo que as taxas de juro oferecidas sejam negativas e os fundos de pensões e seguradoras procurem produtos mais exóticos para ter mais rentabilidades criando novos perigos para o futuro.
Mas porque deveram estes agentes comprar activos "com risco"? porque não continuarem com activos "sem risco", a realidade é que estes modelos assentam em retornos superiores às taxas de inflação, para terem retornos reais de forma a honrar os seus compromissos, com a manipulação por parte dos bancos centrais estes tem o seu modelo de negócio em perigo (principalmente as seguradoras), como diz e bem o Tiago salva se o presente o futuro? quem vier a seguir que feche a porta.

Mas que tem a ver o Deficit com a Poupança? Tudo.

Quanto mais dinheiro for retirado dos que poupam menor será o potencial de crescimento, logo quanto maiores os impostos, quanto maior a divida menor será a poupança, menor será o crescimento.

Os politicos vêm o dinheiro dos contribuintes como seu, e como geralmente são muito maus, e a soldo de muitos interesses levam a que o dinheiro seja retirado dos produtivos e entregue aos não produtivos.

Vejam o caso das energias verdes e toda a mentira associada (ler os post do Tiago sobre esta temática), vejam o caso das autoestradas, etc...

A poupança é inimigo do Estado moderno, mas ao mesmo tempo este está hoje dependente desta.

Hoje fala-se de diminuir a despesa em 4mil milhões é ainda insuficiente mas para mim é uma diminuição de impostos, verdade que não hoje mas sim futuros, mas uma diminuição de impostos.

O problema hoje que a economia está dependente como um drogado da divida pública bem como privada, se o Estado corta a despesa, a economia ressente-se, no curto prazo sim, mas no médio longo prazo o efeito é contrário.

A esquerda quer salvar os empregos que existem hoje, os que apenas existiram devido há bolha, e querem manter o poder de compra que vigorava no tempo da bolha (apesar de não o conseguirem totalmente, os salários tem caído, a realidade tem destas coisas), o que fazem é destruir as condições e o aparecimento dos empregos que iam substituir os que hoje deixam de existir.

A história que venceu da grande depressão é mentira, o que levou a um tão grande período de depressão foi a intervenção do Estado e a manutenção artificial dos salários a níveis demasiado altos para as novas condições de mercado.

A realidade é dinâmica não estática, a economia é assim mesmo.

Muito mais haveria a dizer, mas a ideia reter é que a poupança, não o consumo que leva a um aumento do nível de vida da humanidade, o seguimento lógico é idealizar produzir consumir.

Porque hoje quando se aposta na procura agregada e se estimula o consumo o único que fazemos é estimular o crescimento da China, etc... (o que não é totalmente mau dado que quanto mais ricos esses países forem mais nos compram, em período de crise as exportações nacionais tem aumentado), com divida nacional.

O caminho é menos Estado, menos impostos, mais poupança, mais produção.


6 comentários:

Anónimo disse...

Mas explique-me uma coisa... se todos os países baixarem os salários, para aumentar a produção, quem é que vai ter dinheiro para comprar o que se produz? Vai-se produzir para ninguém comprar... As nossas despesas são o rendimento de outrem, não se esqueça disso!

LP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LP disse...

Os países não baixam os salários para aumentar o produto, mas se o produto aumentar, vão aumentar os preços e haverão pressões para aumentar salários. E se as nossas despesas são o rendimento de outros, as despesas de outros serão o nosso rendimento.

Anónimo disse...

Penso que devia referir o que entende por poupança. Eu guardar notas em casa, numa caixa é poupança? Ou entesouramento? Poupança é meter dinheiro em depósitos bancários? Que tipo de poupança fala? Poupança das famílias ou poupança das empresas?

David Seraos disse...

Na minha opinião acho que o artigo está bastante explicito, e fala de qualquer poupança. Pois a poupança é que irá "alimentar" os investimentos, e os investimentos que a procura real quer.

Pois a aumentar o consumo sem poupança está-se a "alimentar" investimentos irreais, que não tem real procura, sendo que estes são sempre "alimentados" por dinheiro sem valor*. E depois quando fecha a torneira do dinheiro sem valor esses investimentos irreais irão ser eliminados pois a sua procura é manipulada pelo excesso de moeda.

*Dinheiro sem valor que falo é o mesmo que dinheiro criado do nada, isto é, por créditos bancarios ou impressões de moeda do Banco Central.

David Seraos disse...

Quem poupa estará melhor de quem nada poupa. Isso não há duvida

Mas Filipe nos tempo actuais quem poupa é castigado, pois o dinheiro que poupou hoje, irá valer menos amanha e ainda menos no proximo dia. Só quem poupou em metais preciosos é que está livre disso podemos assim dizer.

Será por isso que a maioria do mundo ocidental não poupa? Eu acho que este é um dos pontos pela queda da poupança no ocidente.

Enquanto que os chineses, são os mestres poupadores (mas ainda bem para eles, com a divida que tem dos EUA ahah)

Mas daqui a uns anos iremos ver qual a moeda referência, ou metal precioso.