quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Gregos entalam planificadores centralizados


Notícia aqui

Muito bom!
FMI julgou que tinha encontrado um multiplicador que correlacionava as medidas de austeridade com o PIB. Usou esse multiplicador para a Grécia, Portugal, etc, na esperança de prever e planificar os efeitos recessivos da austeridade.

Pelos vistos a recessão foi muito maior e o multiplicador acabou por não servir para nada, a não ser para a Grécia vir agora reclamar ao FMI alívio na austeridade.

É bem feito, sobretudo para os nossos lindos planificadores protestantes/racionalistas/neocientistas sociais que tudo julgam saber e que tudo julgam poder controlar.

Eis uma consequência indesejada das suas ações que merecia uma reflexão acerca do papel que julgam representar na sociedade e no mundo. Bom, pelo menos foram humildes e reconheceram o erro do multiplicador, o que já não é nada mau.

Resta saber se reconhecem o erro no valor do multiplicador ou na existência do próprio multiplicador em si..

Tiago Mestre

1 comentário:

André disse...

Os gregos são como os portugueses, sabem que têm mais probabilidades de "enriquecerem" em socialismos e companhia que em mercado livre por isso utilizam a menor desculpa para continuarem a comer à mesa do Orçamento.

Mas a verdade é outra:

http://www.contrepoints.org/2012/11/13/104348-deficit-public-reduire-les-depenses-est-plus-efficace

http://www.economics.harvard.edu/faculty/alesina/files/Output%2BEffect%2BFiscal%2BConsolidations_Aug%2B2012.pdf